FED se preocupa com economia mundial
- Álvaro de Oliveira
- 22 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

A Pressão aumenta, mas Janet Yallen permanece forte. Durante a sua apresentação no Comitê Bancário do Senado (EUA), Janet que é a presidente do Federal Reserve (FED) o banco central do Estados Unidos foi frequentemente questionada sobre a taxa de juros do país permanecerem próximo a 0. Desde dezembro o Banco Central americano faz questão de manter a taxa de Juros do país a 0,5%, essa que foi uma estratégia adotada após a crise de 2008 para que o Estados Unidos pudesse dar uma "desafogada" da crise.
Desde quando assumiu a presidência do banco, Janet mostrou ser muito cautelosa, e agora não está sendo diferente. Ela descreveu a situação como preocupante e que as atitudes do FED são necessária durante este período de incertezas.
Em março foi projetado uma especulação de que em maio a taxa de criação de empregos nos Estados Unidos seria 120 mil cidadãos contratados. Mas a realidade foi bem contrária a projeção, no final de maio o número total de recém-contratados bateu na casa dos 38 mil somente. E esse crescimento desacelerado é um dos motivos que fez com que o FED repensasse sobre o aumento da taxa de juros.
Janet fez questão de deixar claro que boa parte das suas atenções estão voltadas para amanhã (23/06/2016) que é quando vai acontecer a votação do Brexit, segunda ela a postura extremamente cautelosa que o FED está tendo é necessária durante esses períodos de incertezas.
Vários fatores estão causando dor de cabeça para os analistas do Estados Unidos, a possível saída do Reino Unido da UE, a desaceleração do crescimento da China, a queda livre no preço do petróleo e também o crescimento abaixo do desejável do Estados Unidos nos últimos são fatores de risco que preocupação os órgãos financeiros americanos.
Quando um parlamentar questionou Janet, se a saída do Reino Unido da União Europeia, poderia causar uma recessão nos EUA ela respondeu "Não acredito que esse é o cenário mais provável, contudo precisamos observar com muito cuidado já que não sabemos o que vai acontecer".
O FED manteve a taxa de juros em 0 durante sete anos e segundo Janet em dezembro o banco central americano saiu do "curso" previsto aumentando a taxa de juros. E ainda ressaltou que para evitar grandes choques na economia doméstica o FED não iria aumentar a taxa de juros durante um bom tempo até que a fragilidade econômica global mostre-se menos nociva para a economia norte-americana.
Comentários