Big Data Analytics, uma novidade que pode mudar o seu negócio
- Álvaro Oliveira, CEO
- 18 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Um dos assuntos mais recorrentes nos últimos anos nas rodadas empresariais é o Big Data, um gigantesco Banco de Dados que está na moda na cabeça dos executivos. Mas ainda sim é um assunto que causa determinada confusão na cabeça de muitas pessoas, então para explicar melhor sobre essa nova ferramenta que pode revolucionar sua empresa, neste artigo vamos exemplificar da maneira mais simples possível para que fique bem claro o que é o Big Data e como ele pode ajudar a sua empresa.
Uma coisa bem simples que todos têm que saber sobre o Big Data é que nas empresas em que ele é usado tudo vira dado, uma conversa entre atendente e cliente, um produto que sofreu devolução, uma reportagem, análise dos números da concorrência, novidades no seu ramo de atuação, tudo isso vira dados que posteriormente serão os pontos cruciais para uma tomada de decisão.
Uma vez que esses dados entram para o Big Data, todos eles poderão ser cruzados gerando relatórios dinâmicos que antes demorariam meses para ser feito, adiantando (e muito) a tomada de decisões, tornando todo o mercado mais dinâmico incentivando cada vez mais as grandes empresas a investirem em inovação.
Mas e na prática como isso funciona? O uso do Big Data vem beneficiando diversas empresas que já utilizam da ferramenta, como por exemplo no mercado imobiliário, é possível fazer o cruzamento de dados dos anúncios disponíveis no mercado e dos comentários nas mídias sociais, assim estabelecendo uma geolocalização de compradores de casas e quais são as áreas mais procuradas.
Um setor também que faz bem o uso do Big Data é o setor público, os governos estão cada vez mais investindo neste banco de dados. O governo americano afirma que mesmo com essa grande quantidade de dados dos mais variados, a análise ainda não é eficiente, perdendo boa parte do material gerado.
Para quem deseja começar a fazer o uso do Big Data, hoje em dia é muito fácil conseguir um produto de qualidade, no entanto a sua implementação que pode ser trabalhosa. Afinal para que ele funcione corretamente, todos os dados da empresa, da concorrência, dos consumidores, tudo que já foi feito deve ser passado pra ele, mas no final das contas vale muito a pena, afinal para quem não sabe o Big Data é um dos pontos chaves da Quarta Revolução Industrial tornando o seu uso cada vez mais importante, e o conhecimento sobre o seu funcionamento não deve ser exclusivo das empresas mais, mas de todos os profissionais que desejam entrar nesse novo mercado de trabalho que está sendo "criado".
Comentários