top of page

Quais as Diferenças entre uma loja física e uma loja virtual?

  • Álvaro Oliveira, CEO
  • 9 de ago. de 2016
  • 3 min de leitura

O rápido crescimento do E_commerce nos últimos anos vem levantando uma dúvida cruel para os empreendedores que desejam iniciar seu negócio do zero, afinal em qual investir, na loja física ou na loja virtual?


Neste artigo você vai encontrar as principais diferenças entre esses dois empreendimentos com o intuito de te orientar melhor sobre qual dos empreendimentos seguir.


1° Horário de Funcionamento:


Essa talvez seja a principal diferença, afinal toda loja física tem seu funcionamento durante apenas uma parte do dia, (08:00 ás 21:00 por exemplo), já a loja virtual não, ela funciona durante 24 horas por dia e sete dias por semana, basta seus cliente terem acesso a internet para poder comprar.


2° Custo de uma Loja física e de uma loja virtual:


Toda loja física tem um custo elevado, como aluguel, conta de água, conta de luz, despesa com funcionários, mas a loja virtual também tem seus custos como por exemplo a hospedagem do site (mensal) o domínio (anual). Além desses gastos fixos, no momento de inauguração de uma loja ainda surgem mais gastos, por exemplo, a loja física tem que contratar o vitrinista, pintor, arquiteto, etc. já a loja virtual precisa de web designers, programadores, e uma infinidade de outros profissionais. Fazendo uma avaliação crítica ambas terão custos elevados, basta ao empreendedor pensar no seguinte, se o seu intuito era o de montar uma loja física e agora tem a vontade de montar uma loja virtual, não seja econômico demais na hora de investir no seu site.


3° Abrangência de alcance do público-alvo:


Outra questão muito importante, na qual a loja virtual leva muita vantagem é a quantidades de clientes que sua loja pode alcançar. Uma loja física ela só consegue alcançar clientes na região em que ela se encontra, ou seja, no bairro em que ela está situada e nos bairros vizinhos também. Já a loja virtual tem um alcance gigantesco, podendo até alcançar o mundo inteiro (dependendo do E_commerce que você está cadastrado), no entanto em ambos os casos o marketing deve ser muito bem trabalhado, ainda mais no ambiente virtual que todos os dias novas lojas surgem uma atrás da outra aumentando cada vez mais a competitividade do mercado global.


4° Marketing Direcionado:


Com a competitividade crescendo ano após ano, e o novo capitalismo entrando em cena, várias pesquisas indicam que as campanhas de marketing de todas as empresas devem ser cada vez mais direcionadas ao perfil do consumidor. Então a experiência do setor de marketing vai contar muito, afinal com tantas opções hoje em dia de empresas que prestam serviços, de lojas de roupas, o consumidor acaba tendo um poder de influenciar toda uma campanha de marketing. E esse problema do marketing cada vez mais direcionada afeta diretamente as lojas virtuais, pois é na internet onde a competitividade é muito maior que no ambiente físico e isso faz com que empresas tenham que se posicionar cada vez mais no lugar do cliente para entender como alcançá-lo co sucesso.


5° Credibilidade:


Investir no layout da sua loja, seja ela física ou virtual, é um fator determinante para conquistar a confiança do cliente. No ambiente físico prateleiras sujas ou empoeiradas, iluminação fraca, paredes sujas ou com cores incoerentes, podem fazer com que o cliente deixe a sua loja e não volte mais. Já o site, algumas pesquisas indicam que para um cliente confiar no seu site ele gasta 08 segundos, ou seja, nesse curto espaço de tempo você tem que convencer seu cliente de que sua empresa é de confiança, e como fazer isso? Deixando o layout do seu site bonito e acessível para qualquer pessoa saber navegar por ele.


6° Atendimento e Suporte ao Cliente:


A internet com certeza facilita a vida de muitas pessoas, mas durante o processo de compra nada substitui o contato humano. Um cliente com alguma dúvida sobre algum produto se sentiria muito mais a vontade mantendo contato com uma pessoa diante dos seus olhos do que teclando com um atendente virtual.


7° Entrega do produto:


Outra importante da loja física é a entrega do produto, quando cliente chega a uma loja ele quer comprar o produto e ir embora com o mesmo em mãos e essa sensação é uma que a internet não consegue proporcionar. No entanto nos últimos anos o rápido crescimento do mercado digital vem mostrando que esse não é um grande problema para os consumidores, pois o e_commerce somente no Brasil cresceu mais 300% nos últimos anos, então por mais que a essa sensação de ter o produto em posse na hora do cliente seja grande, não vem se tornando um grande problema para os empreendedores digitais.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Álvaro de Oliveira, CEO Fundador

Nossos Parceiros:

bottom of page