O segredo para o Sucesso Profissional
- Álvaro Oliveira, CEO
- 22 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

É impossível dizer qual é a grande fórmula para o sucesso, pois ela não existe e com o mercado cada vez mais acirrado é até difícil conseguir uma boa colocação no emprego dos seus sonhos.
A verdade é que não existe segredo nenhum, o que deve haver é um alinhamento de perfil entre o candidato e a empresa na qual ele concorre a uma vaga e é este alinhamento de perfil que pode definir se o candidato será selecionado ou não. No entanto existe algumas "habilidades" profissionais que toda empresa valoriza. E saber identificar suas habilidades na hora de montar seu currículo é crucial antes de qualquer coisa, pois é esse documento inicial que o empregador vai poder avaliar se você tem os valores que a empresa dele precisa, então identificar suas melhores habilidades é o ponto chave antes de qualquer coisa.
Mas como já foi dito existe algumas habilidades gerais que todas as empresas, seja qual for seu nicho de atuação valoriza em um profissional, veja logo abaixo quais são:
Comunicação:
Uma das primeiras habilidades que o empregador observará durante sua entrevista de emprego, será sua capacidade de ouvir e falar bem. Comunicação é a base de um bom profissional e pode ser o fator que lhe fará ter relacionamentos construtivos com os Stakholders.
Se você quer ser um profissional valorizado, deve investir na sua comunicação, tanto a verbal quanto a escrita. E desde a entrevista o empregador avaliará isso o tempo todo em você, então invista bastante, leia bastante e pratique muito sua comunicação e tente sempre se expressar de maneira clara e objetiva.
Proatividade:
Toda empresa valoriza muito o profissional que sai da sua zona de conforto e realiza atividades além das suas funções pré_determinadas. Tomar iniciativas e saber resolver situações críticas, prevendo possíveis problemas e mudanças para elaborar estratégias são habilidades que tornam você o profissional diferencial onde a empresa vai fazer de tudo para te manter. Colocar a proatividade como uma habilidade no currículo pode te trazer muitos benefícios, mas não faça isso em vão, só adote o título de proativo se você realmente se encaixar nesse perfil, pois depois as consequências podem ser severas.
Gerenciamento de tempo:
Uma pessoa que sabe organizar seu tempo é valorizado em todos os campos da vida, não só o profissional, e por isso muitas empresas valorizam e muito essa habilidade. Um profissional detentor dessa habilidade nunca deixa um serviço inacabado.
Flexibilidade e Resiliência:
Flexibilidade e resiliência são habilidades valorizadas pelas empresas diante das constantes mudanças do mercado. Por esse motivo, é imprescindível que o profissional tenha facilidade de adaptação, abertura para novos desafios e saiba exercer suas atividades com excelência mesmo diante dos contratempos.
Trabalho em Equipe:
Talvez de todas as habilidades citadas essa é a mais clichê, pois muitas pessoas colocam no currículo que são ótimas em trabalho em equipe, que se adequam muito rápido e sempre trabalha em prol do grupo e etc. Mas na maioria das vezes esse pode ser o maior erro do profissional, pois tudo que ele coloca no currículo deve ser real, pois a cobrança virá em cima do que ele apresentou ser no dia da sua entrevista. Então por mais que você não goste de trabalhar em equipe, sempre faça um esforço, pois isso será cada vez mais necessário num mercado competitivo como o atual e que só tende a ficar cada vez mais acirrado e concorrido.
Liderança:
Para ser líder não é preciso exercer um cargo de gestão, a liderança deve ser uma habilidade presente em todos os colaboradores, independente de sua função e nível hierárquico. As empresas procuram por profissionais que saibam receber ordens sim, mas que ao mesmo tempo tenham saibam assumir projetos e lidar com imprevistos, além de desempenha suas atividades focados em objetivos claros, tomar decisões estratégicas assertivas e exercer influência no ambiente. Mencionar em seu currículo que você possui senso de liderança, dando alguns exemplos de atividades em que exerceu principalmente a capacidade de decisão deixará o empregador muito interessado em seu perfil.
Autoconfiança:
Conhecer a si mesmo é um fator determinante para superar suas limitações e fortalecer suas potencialidades. Autoconfiança, advinda do autoconhecimento, é primordial para que o profissional consiga assumir riscos, propor novas perspectivas, enfrentar o desconhecido, bem como, promover seu crescimento contínuo. Esses são elementos fundamentais para sair da zona de conforto e trilhar seu caminho para o sucesso.
Esse artigo foi feito com o intuito de passar esse conhecimento para profissionais que desejam ter sucesso desde a sua entrevista de emprego até alcançar o ápice, todas essas habilidades citadas vão lhe tornar um profissional completo onde a empresa fará de tudo para te manter por perto e isso pode trazer benefícios que você sequer jamais imaginou.
Comments