Atitude Empreendedora, por que faz a diferença?
- Álvaro Oliveira, CEO
- 11 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

Por que a atitude empreendedora pode fazer a diferença, não só para uma família, para uma cidade ou estado, empreender pode ser a salvação da economia de qualquer país.
Estamos vivendo um período incerto e repleto de dúvidas, a quarta revolução industrial já começou e caminha com força total, e com ela muitas preocupações vem à tona, mas um enorme leque de oportunidades vem junto e agora mais do que nunca a Atitude Empreendedora pode ser o diferencial para o Brasil.
Mas o que seria essa atitude empreendedora? E como ela pode salvar a economia brasileira?
Todas as pessoas ao redor do mundo tem um sonho, o maior sonho aqueles que elas somente imaginam realizando, mas não tomam nenhuma atitude para ir atrás dele. A atitude empreendedora começa por tomar a iniciativa e dar o primeiro passo em busca da realização desse sonho. O que falta no Brasil hoje é as pessoas se mexerem e superar a barreira do medo de fracassar. Esse primeiro passo pode ser apenas colocar uma meta na sua cabeça, por exemplo, "até o mês X desse ano já vou ter juntado uma quantidade Y de dinheiro e vou começar a investir no meu projeto". Só já ter um pensamento fixo na sua mente pode ser considerado o primeiro passo.
Depois de já ter uma ideia fixa na mente, o próximo passo é estudar e fazer um planejamento completo, estudar o comportamento dos clientes do seu ramo de atuação, estudar a concorrência, legislação, tudo isso faz parte de um planejamento que vai te guiar corretamente. Talvez esse seja o principal diferencial entre o Brasil e os demais países é que lá fora os empreendedores (que já recebem a educação empreendedora nos primeiros anos de vida) tem a cultura de se preparem e fazer um planejamento completo antes de iniciar um projeto, o que para nós aqui dentro é um desafio, para eles é um processo natural e já desde novos são treinados para lidar de maneira positiva com o possível fracasso, lhes dando assim mais "coragem" para iniciar um empreendimento.
Então dar o primeiro passo é importante, já começar a treinar seu cérebro para saber que pra sua vida mudar só depende de você mesmo, o segundo passo é se planejar, sem planejamento empresa nenhuma vai pra frente. Esse é o principal erro dos empreendedores brasileiros hoje, querem empreender sem montar um planejamento convincente.
E depois que fizer o planejamento, não pode ficar com receio de se arriscar, tem que cair de cabeça, pode até ser que você se arrependa de ter tentado mas a única certeza ABSOLUTA que você pode ter é que vai se arrepender se não tentar, então faça o planejamento, se organize e caia de cabeça no seu sonho.
A Atitude Empreendedora hoje movimenta os países lá fora, a ousadia de tentar algo novo, uma ideia criativa e inovadora pode salvar seu futuro, empresas como Uber, Amazon, Apple, Microsoft, nasceram de ideias inovadoras e estão mudando o mundo e tornando o Estados Unidos cada vez mais consolidado a maior potencia mundial, só que nós estamos ficando pra trás, temos que nos tornar um país competitivo aos novos padrões de mercado, essa crise que chegou no Brasil em 2014 não é passageira, ela é permanente, mas são essas crises que renovam um país e o obriga os empreendedores a buscarem saídas diferentes, foi assim em 1929 e 2008 com o EUA e deve ser assim agora com o Brasil. Atitude Empreendedora, tenha certeza de que faz toda a diferença.
Comments