Conheça a história da Microsoft
- Álvaro Oliveira, CEO
- 13 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

Quando os dois amigos, Bill Gates e Paul Allen se conheceram, ambos tinham um interesse em comum, computadores. No ano de 1974 os dois juntos fundaram a Microsoft que é a junção de duas palavras, microcomputer e software. Hoje em dia a Microsoft é detentora de 90% do mercado de sistemas operacionais e a cada ano que passa mantém vem se consagrando cada vez mais como a líder mundial no mercado.
Mas qual foi a trajetória da Microsoft até se tornar uma das empresas mais influentes do mundo?
A princípio a intenção de Gates e Allen era o de criar sistemas em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM. Em 1979 a IBM que estava a procura de um sistema operacional para seu novo computador e resolveram contratar a Microsoft para o serviço, no entanto os jovens Gates e Allen não tinham um sistema operacional completo e para resolver esse problema foi comprar o Q_DOS da Seattle Computer Products por 50 mil dólares, e fazer otimizações e aperfeiçoar o transformando no MS_DOS (sistema operacional em disco da Microsoft).
No inicio da década de 1980 Gates viu uma oportunidade de se juntar a Steve Jobs para a produção do Macintosh, sistema operacional da Apple. Ele não só conseguiu participar da equipe de produção como fez uma cópia gráfica do sistema e passou a vender um sistema muito similar do Macintosh no Japão e com isso Steve Jobs quebrou qualquer tipo de aliança entre a Apple e a Microsoft.
Em 1985 saiu a primeira versão do Windows, chamado de Windows 1.0. Esse primeiro sistema operacional veio cheio de limitações, no entanto foi muito revolucionário, pois além de trazer o uso do mouse, t5ouxe uma nova forma de execução de sistemas operacionais conhecida como Multitarefa, onde era possível executar mais de um programa ao mesmo tempo. E apresentava alguns aplicativos como o jogo reversi, bloco de notas, calendário, entre outros.
O segundo Windows o 2.0 foi lançado em 1987 e apresentava alguns novos aplicativos que tinham sido comprados pela Microsoft, como o Power Point e o Excel. A nova interface parecia com a de seu antecessor e com gráficos consideravelmente melhores, mais recursos e ferramentas.
Ganhando cada vez mais o mercado outros sistemas de Windows foram aparecendo, como o Windows 95, 98, ME, XP, Vista, 7, 8, 8.1 e agora o mais recente Windows 10. A Microsoft se manteve na liderança do mercado sempre apostando em inovação e novas ferramentas tendo uma liderança considerável em relação aos concorrentes e o seu sistema operacional, Windows, lidera o mercado mundial ano após ano se mantendo no topo.
Talvez o grande segredo para o sucesso da Microsoft durante esses 42 anos de empresa, seja o espírito competitivo do seu fundador Bill Gates (hoje o homem mais rico do mundo). Uma das provas dessa competitividade foi que a Microsoft lançou as novidades apresentadas pelo Macintosh usando o nome de Windows apresentando algumas mudanças, comprou partes das ações da Apple e lançou vários produtos para competir com a concorrência do mercado.
Entre esses produtos está o Internet Explorer, lançado para concorrer diretamente com os outros navegadores do mercado, o Windows Media Player, o Live Search, Microsoft Game Studio, Zune (para concorrer diretamente com o iPod).
A Microsoft pode não ser a melhor e a mais inovadora empresa de tecnologia, mas é inegável a sua importância no mercado e a sua liderança também. Todo esse império construído nas ultimas quatro décadas se deve a espionagem indústrial, jogadas estratégicas rápidas e a visão periférica do Bill Gates.
E a Microsoft tem agora um grande desafio pela frente, devido ao fato de cada vez mais o mercado de desktop está perdendo espaço para o mercado de mobile, o que vai forçar cada vez mais a microsoft se adaptar as novas realidades do mercado industrial da tecnologia.
Comments