top of page

As Consequências do Brexit

  • Foto do escritor: Álvaro de Oliveira
    Álvaro de Oliveira
  • 23 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura


Hoje já está acontecendo a votação mais importante para a economia nos últimos anos, o mundo todo está de olho no que vai suceder da votação do Brexit. E uma das perguntas mais frequentes é quais serão as consequências da possível saída do reino unido da União Europeia?


É difícil afirmar como a economia Europeia vai se desenvolver caso a saída do Reino Unido se confirme. Mas o que dá para se afirmar é que possivelmente terá um efeito "caixa de Pandora", diversas empresas financeiras sediadas na Inglaterra poderiam deixar o país e ir para algum dos países membros da União Europeia, isso poderia levar a Escócia forçar cada vez mais para conquistar sua independência e aderir a União Europeia, são tantos problemas que vão causar para ambos os lados que fica difícil dizer qual seria o mais afetado.


Do lado do Reino Unido teria o lado positivo e o lado negativo, de acordo com alguns analistas o lado negativo prevaleceria. O que seria bom para o Reino Unido é que ele teria uma liberdade maior para negociar com países fora da União Europeia, onde ele poderia conseguir preços melhores as negociações seriam mais simples, por exemplo uma negociação com o Brasil a decisão partiria apenas entre os dois, bilateral, já caso o Reino Unido se mantenha na UE as negociações continuarem burocráticas, o principal motivo pelo qual os britânicos exigiram o plebiscito é que o Reino Unido anda gastando mais com a União Europeia e recebendo menos, e com o país fora esse capital voltaria todo para a população britânica, e o código de leis da Inglaterra hoje é 53% impostos pela União Europeia e com a saída uma reforma legislativa iria acontecer tornando as leis 100% britânicas. Mas o lado negativo prevaleceria, investidores abandonariam a Inglaterra, os países mais poderosos da União Europeia como a Alemanha, Bélgica e França garantiram fazer jogo duro nas negociações com os britânicos, o valor libra esterlina ia despencar, e fora que na Irlanda do Norte a moeda é o euro e na Inglaterra é a libra e isso poderia gerar uma bagunça econômica sem precedentes, e as vantagens econômicas nas negociações com os demais países membros da UE acabariam.


Já do lado da União Europeia a saída do Reino Unido é uma verdadeira catástrofe, já que os três pilares do bloco econômico são a Alemanha, França e o Reino Unido. E todo mundo sabe que a França está desestabilizada economicamente, deixando que os dois apoios financeiros que mantêm a União Europeia forte é a Alemanha e o Reino Unido. E se os britânicos saírem todo o peso econômico vai recair sobre a Alemanha, e os alemães estão preocupados, pois sabem que não estão prontos para arcar com essa responsabilidade. O cenário econômico está prestes a se tornar um verdadeiro caos, mas a decisão está nas mãos dos Britânicos que tiveram seus motivos para exigir um plebiscito, as pesquisas feitas ontem apontam que será uma votação muito apertada, apresentando 44% a favor da saída e 43% contra, já o restante não opinaram ou não ainda não se decidiram.


Caso esse Brexit se confirme as chances de umas crise em proporção mundial iniciar são grandes, uma recessão já se aproxima e a saída do Reino Unido apenas apressaria as coisas.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Álvaro de Oliveira, CEO Fundador

Nossos Parceiros:

bottom of page