O Novo Capitalismo
- Álvaro Oliveira, CEO
- 4 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

O mundo nos últimos dez anos vem caminhando para uma nova forma de capitalismo, o capitalismo original e que conhecemos e que é o ensinado nas escolas que teve sua força total durante a primeira revolução industrial é o da busca pelo lucro a todo e qualquer custo, motivação de equipe de trabalho, satisfação do cliente, bom ambiente de trabalho, todos esses conceitos eram tidos como bobagem por parte dos grandes empresários e empreendedores.
O ganho rápido e maciço de dinheiro era a única ambição pela qual os gigantes das indústrias se motivavam, o resto pra eles pouco importava, mas de certo pra cá as coisas vem mudando, e foi essa mudança que deu origem ao termo "novo capitalismo" ou "capitalismo consciente" que foi um movimento iniciado nos Estados Unidos no final da década passada.
A realidade dentro das empresas e indústrias atualmente é completamente diferente da que era passada a 20 anos atrás, onde a figura do patrão autoritário e ditador era sinônimo de respeito. Hoje em dia conceitos como Liderança Empresarial, Motivação de Equipe, Satisfação do Cliente, tornam a realidade bem diferente do que vimos a muitos anos atrás.
Mas afinal o que é esse "Novo Capitalismo"?
O Novo Capitalismo é um conceito usado para se dirigir a nova forma com a qual o mercado se comporta, desde o fabricante de determinado produto, até o consumidor. E essa nova forma de mercado apresenta alguns conceitos que serão abordados logo abaixo:
Lucro não é mais o foco: Durante a segunda metade do Século XVIII o mundo sofreu a sua maior mudança até os dias de hoje, que foi a revolução industrial. E após essa revolução das indústrias o mundo passou a se comportar de uma forma completamente diferente e foi onde também aconteceu a formação de duas novas classes sociais, a Burguesia e o Proletariado, e foi nessa época que a busca incessante por lucro e acumulo de dinheiro passou a ser o principal foco dos principais donos de indústria. No inicio daquela época a sede e a ganância por dinheiro era tão grande que os empresários colocavam seus empregados para trabalharem 16 horas por dia em condições precárias de trabalho. A realidade hoje três séculos depois é completamente diferente, em muitos países funcionários trabalham menos de oito horas por dia, em que hoje o lucro não é o foco das grandes empresas e indústrias, o principal objetivo é a fidelização do cliente, oferecendo preços e serviços de extrema qualidade para deixar o cliente completamente satisfeito e fazendo com que o lucro seja apenas a consequência de um trabalho bem feito.
Valorização da equipe de trabalho: Se antes as empresas exploravam os seus funcionários, hoje em dia o cenário é bem diferente. Cada vez mais empresas com o ar inovador apostam em um ambiente propício a incentivar a criatividade dos seus funcionários e fazer com que eles se sintam completamente satisfeitos com o seu emprego, pois isso melhora o rendimento deles.
Patrão ou Líder: A figura do patrão ditador que passava respeito ficou num passado muito distante, hoje em dia se você é o dono de uma empresa, ou o gestor de um setor, gerente, coordenador, não interessa, você deve saber deixar sua equipe de trabalho bem motivada, tem que saber reconhecer um serviço bem feito e valorizar isso, ter uma boa oratória e acima de tudo saber usar os pontos certos para deixar sua equipe bem motivada, afinal é o sucesso deles que vão trazer seu lucro.
Cliente em primeiro lugar: Como foi dito no primeiro tópico, lucro não é mais o foco e sim a satisfação do cliente. Hoje em dia muitos empresários e gestores abrem mão de boa parte do lucro para oferecer cada vez mais transparência e produtos de qualidade para seus clientes, mas logicamente isso tudo em troca do custo benefício de ter um cliente fiel a sua empresa. Por esse motivo o mercado anda cada vez mais competitivo e cada vez mais as empresas tentam estar em inovação constante, pois se não fizerem isso perdem espaço em um mercado que se movimenta tão rápido e nunca antes o consumidor teve tanto poder quanto tem agora.
Esse foi um artigo rápido, para que vocês entendam um pouco mais sobre o que é esse conceito de "novo capitalismo", espero que tenham entendido.
Comentarios